Clinica de recuperação: 3 casos em que é necessário internação

by admin
16 de dezembro de 2021
Comments 0

Perceber que um ente querido ou amigo precisa de ajuda é o primeiro passo para salvar uma vida. Existem doenças que precisam de tratamento contínuo, que apenas as medicações e médicos periódicos não fazem mais efeito, assim como elas afetam outros aspectos, além da própria saúde, como a dificuldade de convivência, brigas frequentes e outros tantos sinais que um dependente expõe.

Uma pessoa que não possui mais controle sobre suas atitudes e vida, precisa do auxílio de uma clínica de reabilitação, como as vistas na televisão e comum nas notícias com os famosos. Se engana os que imaginam que existem apenas locais inacessíveis ou que eles deixam as pessoas dopadas ou ainda piores, isso não passa de uma visão equivocada. 

Os estabelecimentos costumam seguir uma rígida conduta, contam com uma equipe profissional e oferecem uma estadia controlada para diversos problemas. Veja quando é preciso fazer a internação em uma clinica de recuperação:

Dependentes químicos

A dependência química é grave em qualquer estágio, mas começa a ficar pior quando a pessoa abre mão de hábitos saudáveis de sua vida para usar droga, não consegue conversar com a família, troca a rotina em função do vício, mente, agride e perde todo o controle, este é o momento da internação em uma clínica de recuperação.

As pessoas costumam iniciar pelos entorpecentes leves, como a maconha, mas com depois que organismo acostuma ela passa a não fazer o mesmo efeito e começa ser acompanhada por outros. No entanto, além do problema durante o tempo que a droga está no organismo, ela também deteriora o corpo aos poucos e permanentemente, as mais pesadas como o crack podem acabar com a vida em pouquíssimo tempo.

Alcoólatras

Todos os anos o álcool mata mais de 3,3 milhões de pessoas, como mostram os dados da OMS, por isso é considerado um problema de saúde pública e conta com tratamento pelo SUS. Apesar de parecer inofensiva, a cervejinha no domingo pode se tornar uma vilã e a porta de entrada para outros vícios.

Uma pessoa sob efeito do álcool costuma apresentar danos à própria saúde e um comportamento nocivo, quando este passa a interferir na vida de terceiros, como brigas familiares, agressão e assédio, é o momento de uma intervenção, que pode ser voluntária ou involuntária.

Depressivos

A depressão é um mal que atinge milhares de pessoas, mas somente a pouco foi notada como uma doença grave. Os primeiros sintomas são mais amenos e podem ser controlados com medicamentos e acompanhamento, mas no estágio mais severo é indispensável à internação. 

A falta de cuidado com a higiene, transtornos que dificultam a convivência, sinais de que a vida está sendo totalmente prejudicada e tentativas de sanar com a própria vida são indícios de que a clínica de recuperação se faz necessária. 

Apesar de parecer uma atitude extrema, a clínica de recuperação pode ser a última saída e salvar a vida de uma pessoa. Não subestime o que o álcool, as drogas e a depressão podem fazer com um indivíduo, são doenças poderosas e precisam ser tratadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *