Um tênis desconfortável é capaz de arruinar qualquer ocasião, não é? Ficar com incômodo nos pés é uma sensação muito ruim, principalmente quando os tênis machucam ou apertam demais. Pois é, para escolher o melhor tênis para você é necessário observar muito mais do que somente o tamanho que você calça. Normalmente, esses calçados são confeccionados com um mix de materiais, que podem envolver tecidos, borrachas, plásticos entre outros. E isso deve ser observado com cautela.
Pensando em formas para você escolher o tênis mais confortável para o seu pé, formulamos algumas dicas que farão você acertar sempre! Diga adeus aos tênis desconfortáveis. Confira!
Primeiramente, saiba o seu tipo de pisada
Isso pode ser bem útil para você escolher a palmilha que mais se adeque ao seu pé, alguns modelos de tênis seguem um padrão, mas você pode optar por trocar as palmilhas caso desejar. Sendo assim, a pisada pode ser dividida em três tipos, veja:
- Neutra: os desenhos da pisada são mais uniformes;
- Pronada: é o famoso “pé chato”, que tem a palma mais plana;
- Supinada: as marcas destacam o calcanhar e a ponta, o que mostra que o pé é cavo.
Se você não sabe qual é o seu tipo de pisada, é super fácil fazer o teste — em casa mesmo! Coloque algumas folhas de papel no chão, molhe a sola do pé e pise sobre elas. O desenho que se assemelha mais com os tipos descritos acima é o seu tipo de pisada. Fácil, né?
Qual vai ser o uso do tênis?
Agora que você já conhece o tipo da sua pisada, é importante ter em mente para qual atividade ou ocasião você pretende usar o tênis. Isso irá definir o modelo que deve ser utilizado, sendo assim o mais indicado e confortável para tais usos.
Tênis de corrida, por exemplo, são confeccionados com materiais mais leves, tecidos que permitem a respiração e ventilação ideal para as atividades físicas. Tênis para uso no dia a dia, podem receber outros tecidos, formatos e texturas.
Observe os materiais em que é produzido
O material é fundamental para ser analisado, pois um tênis de corrida não pode ser de couro, mas a presença do amortecimento é indispensável para atenuar o impacto sofrido a cada passada. Opte por solas mais flexíveis e que não sejam escorregadias. Aquele bom e velho truque de dobrar a ponta do calçado é sempre válido, viu?
Para identificar um tênis confortável é fundamental prestar atenção na sola, na palmilha, no tecido externo e interno, no cadarço e na língua.
E para as crianças?
Escolher um tênis mais confortável para as crianças requer ainda mais atenção. O ideal é que ele seja super macio e jamais aperte os pés, caso contrário pode causar grandes incômodos e até mesmo problemas mais sérios.
Por isso, sempre opte por marcas de confiança. Que utilizem material ideal para os pezinhos dos pequenos. Um all star infantil, por exemplo, é uma ótima opção que traz conforto e segurança para os baixinhos.
Agora, é só escolher uma loja confiável e investir no conforto para os seus pés!