Vai comprar o seu primeiro ar-condicionado ou trocar o seu antigo por um novinho em folha? Não fique com dúvidas na hora de escolher o melhor modelo para o seu lar. Aqui, juntamos algumas dicas que vão lhe ajudar bastante para que você não erre na hora de comprar o eletrodoméstico. Vamos lhe mostrar orientações básicas, mas que irão fazer toda a diferença entre tantas opções que o mercado pode lhe oferecer. Confira!
Número de BTUs do seu ar-condicionado
Talvez uma das mais importantes questões. De nada vai adiantar contar com o melhor aparelho de ar-condicionado para a sua casa se ele não contar com a potência necessária para refrigerar o espaço por inteiro que ele foi instalado. A exposição aos raios solares, o número de aparelhos eletrônicos que irradiam calor, a quantidade de pessoas que costumam circular no ambiente são alguns dos itens que devem ser pensados na hora de calcular os BTUs.
Tipos diferentes de ar-condicionado
De maneira básica, pessoas que estão procurando um aparelho de ar-condicionado contam com três opções: Split, de janela ou portátil. O primeiro conta com uma ótima capacidade de refrigeração, além de ser silencioso e contar com recursos mais modernos do que os demais. Sua instalação exige, na maioria das vezes, reformas na parte interna do local onde será instalado para que haja passagem da tubulação.
O de janela é recomendado para ambientes menores e em locais onde o ruído não é um problema. Sua instalação é prática e rápida, isso porque todo o seu sistema está localizado no mesmo gabinete, embutido na parede.
Por último, o portátil conta com duas vantagens: dispensa todo o transtorno gerado pela quebra de paredes no momento da instalação, além de poder ser levado para qualquer lugar.
Economia de energia
Uma das melhores maneiras, práticas e diretas, de saber qual é o nível de consumo de energia dos ar-condicionados é a partir do selo Procel. Na maioria dos casos, os aparelhos contam com esse selo. Ele conta com informações extremamente importantes sobre o eletrodoméstico, como, por exemplo, o nível de eficiência energética e de consumo de kwh, fazendo com que você consiga contar com uma maior economia de energia.
A alimentação elétrica do ar-condicionado
É muito importante que na hora de comprar o seu ar-condicionado você avalie a alimentação elétrica correta para que ela atenda a sobrecarga de energia quando um equipamento novo entre em funcionamento no local. Antes de comprar o seu eletrodoméstico ar-condicionado, procure ter certeza que sua casa, prédio ou escritório estejam aptos a receber uma carga nova de energia.
Fique atento também à voltagem dos equipamentos. Hoje em dia, a maioria dos equipamentos ar-condicionado são 220v, mas existem aqueles modelos que contam com voltagem 110v e outros, que possuem uma maior capacidade, necessitando de uma alimentação elétrica trifásica. Saber como é a sua alimentação elétrica faz com que ele não aqueça em alguns momentos.
Na Consul, além de ar condicionado, você também encontra ventilador, climatizador e muito mais para trazer uma melhor sensação de temperatura para a sua casa. Confira!