Quem não curte uma boa maquiagem, não é mesmo? Seja para trabalhar, para aquele evento à noite, ou um simples barzinho com os amigos. Uma boa base, um blush, um iluminador, um rímel e um batom são grandes aliados de qualquer mulher.
Mas não é todo mundo que é expert em maquiagem, por mais que a internet ofereça diversos tutoriais, uma dúvida é praticamente universal, como escolher a base certa para o seu tom de pele e tipo de pele.
A base pode não parecer, mas é uma das partes mais importantes da maquiagem, tem que tomar os devidos cuidados com a base, se ela não for a certa vai acabar errando a make toda. Por isso, separamos as melhores dicas de como escolher a base de maquiagem ideal:
Tipos de base
Para começar, é importante entender os tipos de base que estão disponíveis no mercado. São diferentes texturas para diversos tipos de pele.
Base líquida
A base líquida talvez seja a mais comum, ela é fácil de aplicar, com a ajuda de pincel, esponja ou com as mãos mesmo. A base de maquiagem líquida pode ser de cobertura leve a alta, e algumas podem inclusive ser aplicadas em camadas, para dar uma cobertura mais alta. Ela é ideal para peles secas e mais maduras, mas atualmente o mercado oferece bases com cobertura matte, que também podem ser uma opção para as peles mais oleosas. Há opções em todos os preços, desde as marcas de grife, como a MAC, até as opções mais acessíveis, mas que não ficam devendo nada, como a base Ruby Rose.
Base em pó
Para quem tem a pele mais oleosa ou mista, a melhor opção são as bases em pó. Por ter um acabamento mais natural e sequinho, e um alto poder de absorção, a base em pó ajuda a disfarçar o brilho no rosto e a controlar a oleosidade depois de um tempo que a maquiagem é aplicada, evitando que a make escorra com o suor. No mercado é possível encontrar bases em pó de diversos preços e marcas, atendendo a todos os bolsos.
Base cremosa
As bases cremosas têm alta cobertura, dando um efeito mais pesado. A maior vantagem é que cobre bem as imperfeições da pele. É o tipo de base de maquiagem para a noite, em festa, baladas e eventos que exigem uma make mais elaborada. Além disso, se bem aplicada e espalhada, ela não dá aquele efeito craquelado. Mas atenção a quem tem peles oleosas e mistas, se não for bem selada e a pele bem trabalhada, esse tipo de base pode ser uma vilã.
Base em mousse
Costuma ter cobertura mais leve e deixa um acabamento natural na pele, é aquela base apelidada de coringa, já que por ser oil free é ideal para qualquer tipo de pele. Outro ponto positivo dessa base é que com ela você pode dispensar o uso do corretivo, por exemplo.
Como saber qual é o tipo de base ideal para você
Depois de apresentados os tipos de base mais comuns do mercado, é só pensar no seu tipo de pele e em qual vai suprir melhor suas necessidades. Com isso resolvido aí vem a famosa dúvida, qual tom de base eu compro?
Existem aplicativos e sites que ajudam a escolher a cor certa de base para o seu rosto, você coloca alguns modelos e cores de base que já utilizou e ele indica o tom perfeito pra você, mas é claro que é bem difícil acertar totalmente, por isso a boa velha técnica de provador é a melhor, vá até uma loja e prove os tons.
E atenção! Por mais que todo mundo faça, nunca teste a base na pele das mãos ou na parte interna do pulso. Tanto a textura quanto a cor da pele das mãos e braços são muito diferentes da do rosto e podem fazer você errar feio na escolha.
O ideal é experimentar ao menos três opções de base no rosto, claro que com o uso de máscara fica meio complicado, mas também tem a opção de testar as bases no colo ou maxilar, mas levando em conta se o tom do seu rosto é parecido com o do corpo.
Para saber se a base é a certa, basta esperar alguns minutinhos até a base “secar”. Se ela dá a impressão de desaparecer e nem parece que foi aplicada, ela é a ideal. Claro que para alguns tons as misturinhas são essenciais.
Além do tom e do tipo de base é importante também prestar a atenção na textura que quer, há diversos tipos de cobertura. Para quem não tem quase nenhuma mancha ou imperfeição na pele, uma base de menor cobertura já faz o serviço perfeito. Mas para quem tem marcas de acnes e melasmas, é melhor optar por uma base de cobertura total. Só
Com a base de maquiagem escolhida, basta assistir alguns tutoriais e mandar ver, sem esquecer é claro, que no final é importante ter cuidados com a pele, como limpar a maquiagem, por exemplo.